17/05/2012

Obras raras no Museu Nacional?UFRJ.

Bem vindo à página da Biblioteca Digital do Museu Nacional, UFRJ.

Esta página é fruto do projeto "Implantação do laboratório de digitalização, edição e disponibilização em meio eletrônico de In-Fólios e Obras Raras do Museu Nacional/UFRJ", coordenado pelo Prof. Dr. Sergio Azevedo e financiado pela FINEP (Nº 3111/04).

O objetivo do projeto é digitalizar e disponibilizar via internet o acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ. Essas coleções formam um patrimônio de referência indiscutível nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Veja algumas fotos do processo de digitalização na página da equipe.

A reprodução em meio digital do primeiro volume dos Arquivos do Museu Nacional, publicado em 1876, foi o ponto de partida para a difusão do conteúdo do acervo raro para a comunidade científica e para o público em geral.

Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ.

As informações acerca das obras são apresentadas na forma de Metadados utilizando o padrão Dublin Core com pequenas modificações. Vá até a página de dúvidas frequentes para saber mais sobre esses e outros assuntos relacionados.

Nenhum comentário: